domingo, 28 de junho de 2009

[36] A morte de Socas

Socas é o nome do meu canário, alias era…faleceu na passada quinta-feira! Nem sequer um ano tinha. Mas comia tanto, mas tanto que por vezes eu lhe chamava bola de ténis. Não são pelo tamanho que ele estava, mas também por ser amarelo. Adorava este putanheiro, que se farta. Ainda bem que nunca lhe arranjei uma canaria, mais por aviso de pessoas que tinham canários da mesma fonte de origem do meu. Cantavam muito bem, mas mal entra-se um fêmea na gaiola, passavam mais tempo a fornicar e a por ovos do que a cantar. Foi por isso que surgiu o nome de putanheiro.

Ainda me lembro quando ele me chegou lá casa, dentro da gaiola com um plástico a cobrir a gaiola por cima. Mal se tirou o plástico, vejo um canário novo, bastante assustado e algo curioso do local onde estava. Lá lhe dei de comer e durante os três dias seguintes não parou de comer, até que ficou pela primeira vez no formato de bola de ténis. O nome foi a coisa mais estúpida que podia arranjar. Quis um nome de um filósofo, mas nenhum deles me agradava. Pensei em Platão, mas era triste de mais para um canário. Pensei em Sócrates, mas também não. Fazia lembrar o primeiro-ministro! Até que decidi encurtar o nome e ficar…Socas!

O animal comia tanto, mas tanto e sem qualquer tipo de controlo que tive que começar a controlar a ração. Foi o melhor que fiz, porque dias depois de começar a controlar, deu-lhe o primeiro sinal de princípio de ataque cardíaco. Efeitos de excesso de comida. Encontrei quase esticado, no fundo da gaiola a piar de agonia. Lá o consegui salvar dessa vez.

A partir desse dia, passou estar na sala, com a companhia dos humanos. Fazia o que lhe queria e que lhe apetece, especialmente sujar o chão com a comida. Quando parti, para fora do país, todos os dias quando tenho que falar com os meus pais via internet. Aparecia-me aquele bicho amarelo, no canto inferior da janela. Muito quieto, muito silencioso, e muito atento. Parava tudo o que estava a fazer para ouvir a minha voz.

Na quarta-feira começou a ter um comportamento estranho, estava novamente gordo, na quinta-feira de manha estava de pernil esticado. Desta vez não estava lá para o salvar…mas quem o manda comer tanto!

Sem comentários: