domingo, 28 de junho de 2009

[45] A última imagem, o adeus...

Durante o nosso ultimo almoço aqui na fábrica, disse-lhe que ia chover. Era um sinal que o tempo estava triste pela partida dela. Dito e certo, fui terminar o almoço, abrir a porta para nos sairmos e vemos os dois juntos no meio da chuva. Tempo quente como a nossa relação, a chuva como tristeza, parecia um sinal dos deuses.

Não consegui ter palavras para me despedir dela, por mais treinado que estivesse para dizer o que manda a tradição a nível de trabalho. Estava simplesmente anestesiado e confesso para dizer a verdade. Não tinha qualquer tipo de palavras para descrever o que sentia, nem queria demonstrar um pouco sequer. Mas ela percebeu e chamou à despedida, o estilo português de dizer adeus.

Ofereceu-me os cinco parafusos e as duas anilhas que ela tinha junto ao computador que servia para ela se distrair um pouco, enquanto ela tinha que trabalhar arduamente. Nunca ela soube que o número cinco tinha sido no passado o meu número favorito e o número de turma durante os meus tempos de escola até à universidade.

Saiu sozinha do edifício, com o seu casaco castanho e os seus jeans azuis. No ombro direito transportava o computador. Abriu rapidamente a bagageira do carro e o colocou lá. Na mão esquerda estava um ramo de cravos cor-de-rosa com mistura raiada de branco. Colocou-os na parte de trás do lugar do condutor.

Entrou, ligou as luzes, depois os limpa-vidros, sem qualquer tipo de sentimento ligou o carro e começou a manobra de marcha atrás. Pelo menos lugar onde nos chegamos a cinco meses atrás, foi o mesmo caminho inverso que ela vez. Tal como eu farei daqui a um mês, mas a pé. Entre as cortinas, fui o ultimo daqui a vê-la.

Fiquei sozinho entre os nativos. As minhas lágrimas, era a chuva que caia sem parar. O tempo expressava bem o meu sentimento, apesar de eu não conseguir expressar. Este sentimento de sensibilidade português e demasiado sensível em comparação ao alemão.

Soube poucas horas depois, que no outro lado da fronteira não chovia.

Sem comentários: